Lista de livros: 18 livros sobre literatura infantojuvenil (infantil e juvenil) – Parte I

Olá, leitor.

Fiz esta lista pensando em quem trabalha diretamente com crianças e em quem escreve para elas, que é o meu caso.

Esses livros são ricos em ensinamentos e nos guiam para entender esse universo literário dedicado aos pequenos.

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1. Literatura Infantil. Teoria, Análise, Didática, Nelly Novaes Coelho

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Amplo painel das possíveis abordagens, leituras ou análises da literatura infantil e juvenil, apresenta a necessidade de conhecimento, reflexão e crítica dos principais problemas suscitados hoje por essa importante produção literária.

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2. Introdução à literatura infantil e juvenil atual, Teresa Colomer

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Esta obra busca refletir sobre quatro perguntas fundamentais sobre a literatura infantil e juvenil: para que servem os livros dirigidos às crianças e jovens; como facilitar essa leitura; como se caracteriza a literatura infantil e juvenil, tanto a clássica como a atual; e como definir os livros mais adequados entre tantas publicações existentes? Com diversas ilustrações e atividades didáticas sobre as questões abordadas, a obra é dividida em capítulos, e traz ao final uma série de referências bibliográficas, tanto das obras mencionadas como de outras para consulta. Estudantes de literatura e pedagogia, professores, bibliotecários, educadores em geral, autores e pais, encontram informação útil para iniciar as novas gerações no diálogo cultural que a literatura proporciona. O livro ainda traz discussões quanto aos gêneros, como o álbum ilustrado; quanto aos valores educativos, como a evolução do sexismo; quanto às orientações educativas, como o planejamento escolar das atividades literárias; e quanto aos critérios de seleção, como a qualidade das obras ou as práticas recomendadas de livros sugeridos em cada seção.

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3. A Formação do Leitor Literário, Teresa Colomer

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Este livro é a descrição de uma pesquisa realizada na Espanha, e contém informações históricas e elementos preciosos para análise e compreensão da produção editorial destinada à infância e juventude. Teresa Colomer produziu uma obra que certamente se tornará um clássico sobre o tema.

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4. Por uma literatura sem adjetivos, María Teresa Andruetto

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Este livro apresenta uma reunião de ensaios e conferências que convidam a reflexões sobre as designações e as funções atribuídas à literatura, principalmente a “destinada” a crianças e jovens. Com coerência, e lucidez, a autora justifica por que a literatura de um país não é feita somente com escritores, mas com pesquisadores, formadores, críticos e leitores que, juntos, vão construindo uma obra para o futuro.

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5. Literatura infantil: Múltiplas linguagens na formação de leitores, José Nicolau Gregorin Filho

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Pensar nas crianças e na sua relação com os livros de literatura e pensar no futuro, e pensar no futuro e ter a responsabilidade de construir um mundo plural e democrático. Este livro pretende dialogar com o professor sobre como e por que trabalhar literatura na sala de aula.

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6. Literatura juvenil: Adolescência, cultura e formação de leitores, José Nicolau Gregorin Filho

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Esse livro se propõe a lançar um olhar as atuais praticas de leitura e as publicações literárias voltadas aos jovens, além de iniciar um debate sobre o que e ser adolescente hoje, definir o que e um bom livro juvenil e, ainda, trazer sugestões de atividades e leituras complementares.

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7. Literatura infantojuvenil, Edgar Roberto Kirchof

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Na atualidade, o desafio da formação de leitores é cada vez maior. Em meio a uma imensa variedade de tecnologias, meios e linguagens, o texto literário busca manter seu espaço. Nesse contexto, a literatura infantojuvenil exerce relevante papel na formação de leitores literários. Um dos objetivos deste livro é justamente analisar essa importância, além de despertar o interesse dos futuros professores de literatura pelo segmento infantojuvenil, aproveitando a nossa rica produção para estimular o surgimento de novos leitores.

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8. A Representação da criança na literatura infantojuvenil: Rémi, Pinóquio e Peter Pan, Isabel Lopes Coelho

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Se existe um campo que faz por merecer a atenção da pesquisa no Brasil, é o da literatura infantil. Não nos faltam autores, editores ou livreiros oferecendo ao pequeno (e grande) leitor uma vasta gama de títulos importantes com grande qualidade editorial. Mas a literatura crítica desse gênero ainda não recebe o destaque que merece. A REPRESENTAÇÃO DA CRIANÇA NA LITERATURA INFANTOJUVENIL: RÉMI, PINÓQUIO E PETER PAN, porém, pode estar inaugurando um novo momento na área. Pois o livro de Isabel Lopes Coelho é um exemplo de maturidade da crítica de literatura infantil entre nós, como bem destaca João Luís Ceccantini em seu prefácio. De cada um dos três clássicos do gênero, Coelho “pinça um excerto meticulosamente selecionado por seu potencial metonímico”, analisando-os “num estilo elegante e cheio de vida”, muito bem fundamentado na fortuna crítica internacional. Dessa composição de vozes, as três obras, e a literatura infantil como um todo, emergem ressignificadas, e o leitor adulto vai finalmente ser apresentado a essa criança que não é uma personagem plana, criada com propósitos edificantes, mas sim sujeito de sua(s) própria(s) história(s), em seus próprios termos.

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9. A literatura para crianças e jovens no Brasil de ontem e de hoje: Caminhos de ensino, Maria Alexandre Oliveira

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A Literatura para crianças e jovens no Brasil de ontem e de hoje é trabalho da tese de doutorado de Maria Alexandre de Oliveira, que há mais de 20 anos vem pesquisando, escrevendo e ministrando oficinas com o objetivo de oferecer aos professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I propostas de interação participativa da criança com a Literatura. Segundo a autora, para que o professor possa atuar como mediador entre a criança e a obra literária é necessário que ele tenha uma formação contínua do assunto, que possa escolher os livros, contextualizá-lo no ensino e elaborar propostas pedagógicas que “abram caminhos aos docentes para viabilizar trabalhos que possibilitem a decodificação de metáforas contidas no texto e a transposição de seus significados para a vida e experiência dos alunos, impulsionando neles o imaginário e a criatividade.” O trabalho consistiu na análise de 34 obras literárias publicadas desde as primeiras décadas do século XX até o início do século XXI, dirigidas às crianças brasileiras. Maria Alexandre traçou o percurso histórico da Literatura para crianças, no Brasil, à época colonial, no Brasil de Dom João VI, no II Império, na República Velha e Nova, na ditadura dos anos 1970 e nos dias de hoje. Uma das evidências que o estudo histórico levanta é a relação existente entre os valores consagrados pela sociedade e a Literatura Infantil. Outra constatação do trabalho é a ausência da concepção de Literatura Infantil como campo de conhecimento nos documentos oficiais que orientam a Educação Brasileira. Aliado ao estudo histórico, a autora apresenta modelos de análise sustentados em cinco critérios, além de propostas pedagógicas para os textos. Trabalho realizado com empenho e praticidade, para que o professor “possa exercer seu papel no ensino de Literatura Infantil” oferecendo a leitura como um convite a descortinar uma nova concepção de mundo.

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10. A arte de fazer artes: Como escrever histórias para crianças e adolescentes, Gloria Pondé

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No intervalo entre 1980 e 1990 os estudos sobre a leitura e a Literatura infantojuvenil eclodiram no mundo acadêmico brasileiro. Diversos autores passaram a refletir sobre o tema e a endossar um aparato crítico. Nesse contexto, a obra de Gloria Pondé surge para repercuti-lo e fundamentar uma reflexão sobre os principais tópicos de Literatura e educação. Ao criar a coleção Gloria Pondé, a editora Sesi-SP marca positivamente o seu posicionamento sobre o valor da Literatura infantil e juvenil e sua relevância para a formação de leitores. Mais ainda, contribui, consequentemente, para a educação que, com qualidade, subsidiará o trabalho de todos os setores que integram a rede de profissionais envolvidos com o livro e a leitura no país. O primeiro título da coleção, A arte de fazer artes, é um passeio orientador sobre fazer, produzir e promover a leitura literária. Valendo-se da teoria literária e de exemplos dos maiores expoentes da Literatura infantil brasileira, Gloria atravessa veredas do conto tradicional e da poesia, comentando a influência desses gêneros na instrução das crianças.

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11. Escrever para crianças – Tudo o que é preciso saber para produzir textos de literatura infantil, Silvia Adela Kohan

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Este guia oferece tudo o que é preciso para escrever um livro infantil, revelando ao leitor ferramentas valiosas para a produção de um bom texto para crianças. Com abordagem objetiva, a autora apresenta aqui questões fundamentais para a produção de um livro infantil, como: Sempre escrever com autenticidade e paixão Saber escolher o gênero e a narrativa a ser utilizada e definir os objetivos do texto, sempre com linguagem simples e prática A criação de personagens A importância da ilustração para o livro infantil e maneiras de tornar a parceria entre escritor e ilustrador proveitosa.

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12. A imagem nos livros infantis – Caminhos para ler o texto visual, Graça Ramos

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Graça Ramos traz, com suas observações apaixonadas e críticas, importante contribuição para a série Conversas com o Professor. Seu livro é auxílio valioso na construção de um pensamento crítico sobre a produção contemporânea de livros para as crianças.Gê OrthofA série Conversas com o Professor nasceu de um projeto antigo: facilitar ao professor do ensino fundamental o acesso ao conhecimento produzido pela academia numa linguagem não acadêmica, sem sofisticações teóricas, que levasse em conta a vivência e a experiência desse profissional. Este segundo volume trata do lugar da ilustração nos livros infantis nacionais e estrangeiros, clássicos e contemporâneos. Para sustentar a tese de que “a imagem pode definir rumos para a leitura” e de que esta não é um ato totalmente arbitrário, isto é, livre, a autora, numa conversa estimulante e generosa a respeito das principais categorias do livro infantil ilustrado, discorre sobre os componentes técnicos necessários ao exercício da leitura de ilustrações que, ao lado do capital cultural de cada leitor (adulto ou criança), interferem no processo de leitura e interpretação do texto visual.

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13. Problemas da literatura infantil, Cecília Meireles

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Este livro reúne três conferências proferidas por Cecília Meireles em Belo Horizonte, em janeiro de 1949. Seu sonho maior era a organização de uma biblioteca infantil, que desse suporte à infância em todos os países do mundo, uma unificação de cultura, “na esperança de que se todas as crianças se entendessem, talvez os homens não se hostilizassem”.

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14. Literatura Infantil Brasileira: uma Nova Outra História, Marisa Lajolo e Regina Zilberman

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Neste livro, Marisa Lajolo e Regina Zilberman trazem à tona e discutem novas perspectivas assumidas pela literatura infantojuvenil brasileira contemporânea.
Oferecem ao leitor um instigante percurso por livros impressos e digitais dos últimos 30 anos, discutindo rumos e práticas destas importantes produções literárias.
Talvez por isso, nas palavras de Roger Chartier, que assina o prefácio, trata-se de um livro “sutil e sábio”.

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15. Nos caminhos da literatura, Ana Maria Machado

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Parceria entre a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e o Instituto C&A, Nos caminhos da literatura traz o registro do seminário Prazer em Ler de Promoção da Leitura, realizado entre os dias 22 e 24 de agosto de 2007, em São Paulo. Voltado principalmente para professores das redes escolares pública e privada e educadores de ONGs, o evento reuniu 17 palestrantes do Brasil, Espanha, Argentina e Colômbia, entre escritores e especialistas na questão da leitura como criação, invenção e reinvenção do mundo e dos significados; leitura como capacidade de compreensão e expressão linguística e estética; e leitura como exercício de inserção do cidadão no mundo. É a palavra desses palestrantes, reconhecidos em suas respectivas áreas de atuação, que o leitor encontrará neste volume. São eles: Teresa Colomer, Angela Lago, Graça Lima, Ana Maria Machado, Xosé Antonio Neira Cruz, Luiz Percival Leme Britto, Daniel Munduruku, Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Silvia Castrillón, Cecília Bettolli, Bartolomeu Campos de Queirós, Marina Colasanti, Nilma Gonçalves Lacerda, Ricardo Azevedo, Nelly Novaes Coelho e Laura Sandroni.

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16. Introdução à literatura para crianças e jovens, Lúcia Pimentel Góes

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A leitura é um prazer que se adquire lendo, portanto, quanto mais cedo se desenvolve o gosto pela leitura, maior é a probabilidade de as crianças e os jovens abraçarem o livro. A principal proposta da autora neste livro é debater sobre as questões que envolvem as obras dirigidas ou não às crianças e aos jovens. Partindo da indagação sobre a existência ou não de uma Literatura voltada às crianças e aos jovens, Góes desfia uma série de conceitos e definições que envolvem a questão, citando vários teóricos da área, não deixando, porém, de se posicionar como pesquisadora que é do assunto. Funções, critérios de escolha, qualidades dos livros, efeitos da leitura, desenvolvimento infantil, origem e histórico, tipos e gêneros de textos, enfim, trata de tópicos que abrem espaço para que os pais e profissionais envolvidos com a leitura dos pequenos e dos jovens estejam atentos às obras que chegam aos leitores. Relaciona também uma série de escritores, cujos textos ressoam no gosto das crianças e jovens e afirma que, embora seja o adulto quem escreve e viabiliza o livro, são as crianças e os jovens que definirão o rol de títulos que farão jus à classificação de Literatura para eles. E acrescenta: “O ideal da literatura é deleitar, entreter, instruir e educar as crianças, e melhor ainda se as quatro coisas de uma vez. […]. Se não houver arte que produza o prazer, a obra não será literária e, sim, didática. A função primeira da Literatura para Crianças e Jovens é a estético-formativa, a educação da sensibilidade, pois reúne a beleza da palavra e a beleza das imagens. O essencial é a qualidade de emoção e sua ligação verdadeira com a criança. Há emoções poéticas que, presentes ou não no livro infantil, são diretamente acessíveis a todas as crianças e jovens”. Introdução à Literatura para crianças e jovens é um livro importante para aqueles que, interessados no assunto, estão iniciando seus estudos.

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17. Gramática da fantasia: Uma introdução à arte de inventar histórias, Gianni Rodari

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Verdadeiro clássico publicado em diversos países, este livro é a obra-prima de um dos mais geniais escritores contemporâneos: Gianni Rodari. Jornalista, professor, poeta e militante da causa operária, Rodari dedicou boa parte da vida ao magistério e a outra a escrever livros infantis, sua grande paixão. Fruto de sua experiência como professor e de seu convívio com crianças de seu país, a Itália, e de outras regiões, Gramática da fantasia é um tesouro para pais e educadores que desejam ampliar a imaginação dos pequenos. Partindo de fábulas populares, brincadeiras, adivinhas e diversos outros recursos criativos, Rodari nos oferece um verdadeiro compêndio de estímulos à criatividade. Com humor refinado e linguagem simples, ele também critica duramente o modo como a escola e a sociedade impõem às crianças padrões rígidos e, muitas vezes, castradores.

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18. O Que É Literatura Infantil, Ligia Cademartori

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Por que houve um boom de literatura infantil no Brasil? Quais as características desse gênero, seus comprometimentos e desafios? Que lugar lhe é destinado nas escolas? Além de responder a essas e outras perguntas, bem como nos mostrar a origem dos contos clássicos, a autora comenta algumas obras de autores brasileiros e estrangeiros, nos permitindo, assim, avaliar as tensões e intenções dos textos destinados às crianças.

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Espero que esta lista repleta de ótimos livros possa ajudar no que você precisa.

Ótimas leituras.

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Heidi Gisele Borges

Autora dos livros juvenis "O menino que perdeu a magia", "Um segredo de Natal" e "Histórias de Fantasia", pela Editora Estronho, e de diversos contos de horror. Escreve contos de terror para o Medocast, da Ola Podcasts. É revisora, viciada em livros e em dormir. É mãe do gato Anakin.